Terça, 19 Novembro 2019 11:22

Sessão ordinária do dia 18 de novembro de 2019

Vídeo da sessão

O Poder Legislativo do Município de Mamborê se reuniu, ordinariamente, na noite de segunda-feira (18), no plenário Vereador Dorneles Adão Cavali. Em pauta, 1 indicação; 2 moções (uma de congratulações a Sueli Terezinha Rincon Tiburcio e uma de pesar à família de Ermindo Appelt); 5 projetos de lei; e 1 projeto de resolução, concedendo a Comenda Mérito e Gratidão de Mamborê à professora Roni Amélia Ianik Tiburcio.

No momento da leitura das correspondências foi apresentado o ofício informando o envio do relatório do Fundo Municipal de Educação referente ao mês de outubro. Também lido o ofício da Tesouraria da Prefeitura de Mamborê, referente ao mesmo período.

Os projetos de lei de suplementação de verbas, de autoria do Poder Executivo, foram votados na mesma sessão (primeira votação), uma vez que já haviam sido analisados pelo Jurídico e tinham parecer favorável das Comissões Permanentes: Projeto de Lei: nº 73/2019, no valor de R$ 336.865,86; Projeto de Lei: nº 74/2019, R$ 110.000,00; Projeto de Lei: nº 75/2019, R$ 60.000,00; Projeto de Lei: nº 77/2019, R$ 101.400,00.

Entrou, oficialmente, na Casa de Leis, o Projeto de Lei nº 76/2019, de autoria do Poder Executivo, propondo alteração no artigo 14-A na Lei Municipal nº 78/2011, acrescentando a previsão de cessão de estagiários em favor de órgãos e entidades públicas, como forma de auxílio nas atividades de relevante interesse público no Município. O exemplo citado na justificativa do projeto é o de ceder estagiário à Delegacia de Polícia da Comarca de Mamborê. Como já havia recebido o parecer favorável, o PL 76 foi votado e aprovado por unanimidade, em primeira votação.

Projeto de Resolução

Houve a leitura do Projeto de Resolução nº5/2019, de autoria dos vereadores Jairo Silveira de Arruda (PDT) e pastor Everson Clei Tiburcio (PSC), propondo a concessão de Comenda Mérito e Gratidão de Mamborê à Senhora Roni Amélia Ianik Tiburcio. A Professora Roni chegou a Mamborê no dia 26 de março de 1969, há 50 anos. Nascida em Fluviópolis, município de São Mateus do Sul (PR), no dia 29 de dezembro de 1949, a professora aposentada tem 69 anos de idade. Casou-se com Argemiro Tiburcio em 1972, com quem teve os filhos: Aislan Miguel, Michelle Lara e Marla Ronise. Ela tem 4 netos: Ana Laura, Aisha, Thaila e Lian Miguel. Dedicou-se ao magistério durante 40 anos, sendo também diretora do Colégio Estadual João XXIII.

Indicação apresentada

Indicação n° 116/2019 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)

Reitero minha indicação para que seja realizada pavimentação asfáltica sobre todas as ruas da cidade, que ainda possuem pedras irregulares, "COM ATENÇÃO ESPECIAL PARA": Vila Santa Maria, Vila Operária, Conjunto João Seratiuk, Beira Rio, Conjunto Nossa Senhora Aparecida, Conjunto Mamboreense I e II, e Loteamento Alto da Colina.

Moção de Congratulações nº 14/2019 de autoria dos vereadores Fabio da Silva Ferreira (PV), Jairo Silveira de Arruda (PDT) e José Aparecido Januário (Cidadania)

Para: Sueli Terezinha Rincon Tiburcio

Sueli integrou o Conselho Tutelar de Mamborê por 4 mandatos (16 anos). “Tenham a certeza que trabalhei em todos esses anos com dedicação e zelo pelas nossas crianças e adolescentes”, escreveu Sueli em uma nota de agradecimento, publicada recentemente, por ocasião de sua aposentadoria.

Moção de Pesar nº 24/2019 de autoria dos vereadores Fabio da Silva Ferreira (PV), Jairo Silveira de Arruda (PDT), José Aparecido Januário (Cidadania) e pastor Everson Clei Tiburcio (PSC)

Para: Família de Ermindo Appelt

Ermindo Appelt faleceu no dia 14 de outubro de 2019, com 95 anos de idade. O pioneiro de Mamborê nasceu em Lajeado (RS), em 22 de julho de 1924. Chegou ao Lageado, município de Mamborê, em 1953. Dos 4 filhos, apenas Glaci e Sardi estão vivos. Além dos filhos, Ermindo deixou 12 netos, 12 bisnetos e 12 trinetos (tataranetos). Ermindo foi um dos 79 agricultores que assinaram a ata de fundação da Coamo Agroindustrial Cooperativa, em 28 de novembro de 1970. Ele era o cooperado nº 8.

Sueli Terezinha Rincon Tiburcio e vereadores