Terça, 21 Maio 2019 10:35

Sessão ordinária do dia 20 de maio de 2019

Vídeo da sessão

Com presença dos 9 vereadores foi realizada a sessão ordinária de número 13, na noite de segunda-feira (20), no plenário Vereador Dorneles Adão Cavali. Em pauta, 11 indicações, 1 requerimento, a entrada de um projeto de lei e votações de alguns outros projetos. Entre eles, o de nº 34/2019, que disciplina o uso, a disposição e o transporte com caçambas coletoras de entulhos no Município de Mamborê, que foi aprovado, em segunda votação, por 7 a 1; e também o Projeto de Lei (PL) nº 32/2019, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 3 milhões, o qual foi reprovado por 5 votos a 3. O plenário esteve lotado para acompanhar a sessão, de maneira especial a votação do PL 32.

PL 34

O Projeto de Lei nº 34/2019 havia sido aprovado, em primeira votação, na sessão anterior. Nesta sessão, foi aprovado em segunda votação, também por 7 votos a 1. O vereador Fabio da Silva Ferreira votou contra. Entre outras coisas o PL prevê a utilização de parte da área destinada ao parque industrial do município, às margens da BR 369, para depósito de entulhos, uma vez que o depósito que se localizava próximo ao cemitério foi interditado.

PL 32

Reprovado o Projeto de Lei nº 32/2019, de autoria do Poder Executivo, que propõe a autorização para que ele, Poder Executivo, contrate operação de crédito com a Caixa Econômica Federal até o valor de R$ 3 milhões, com pagamento durante 8 anos, com 2 anos de carência. Após uma longa discussão do assunto, o resultado foi 5 votos a 3, reprovando o projeto. Votaram pela reprovação os vereadores: Fabio da Silva Ferreira, Hildebrando Ribeiro Oliveira, Jairo Silveira de Arruda, José Aparecido Januário e pastor Everson Clei Tiburcio. Votaram a favor: José Corchak, Juvelino da Costa Guerra (Primo) e Osvaldo Sibardeli. O presidente, Mauricio Jotta Massano, votaria apenas em caso de empate.

Requerimento aprovado

Requerimento n° 57/2019 – Autoria do vereador pastor Everson Clei Tiburcio (PSC)

Requer informações sobre quando será finalizada a reforma da Rodoviária.

Indicações apresentadas

Indicação n° 54/2019 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)

Para que o setor competente, faça a manutenção/recuperação na estrada da comunidade Vitor Mender.

Indicação n° 55/2019 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)

Para que o setor competente, após um período de dias de chuva, seja passado o rolo compactador na estrada da comunidade do Canjarana.

Indicação n° 56/2019 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)

Solicitando que a Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Serviços Urbanos e a de Serviços Rurais, promovam mutirões nos bairros para limpar os terrenos e conscientizar os moradores sobre os riscos da dengue provocado pelo mosquito Aedes aegypti.

Indicação n° 57/2019 – Autoria dos vereadores José Corchak (PDT), Juvelino da Costa Guerra (PSD) e Mauricio Jotta Massano (MDB)

Que seja edificada uma quadra de areia para a prática de esportes no patrimônio Guarani.

Indicação n° 58/2019 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)

Considerando as diversas reclamações de munícipes acerca do elevado número de medicamentos faltantes no posto de saúde, desde os mais básicos até os controlados; indico ao chefe do Poder Executivo Municipal, que dê atenção especial na aquisição dos mesmos.

Indicação n° 59/2019 – Autoria do vereador José Corchak (PDT)

Que seja dada atenção especial à Indicação nº 35/2018, de minha autoria, a qual dava a sugestão para que sejam realizados estudos sobre a viabilidade de inserir no Lago Municipal do Parque Prefeito Armando Alves de Souza, alevinos de peixes de diferentes espécies, a exemplo do Pacu, Matrinxã, Surubim, sendo essas espécies predatórias, para que haja o devido equilíbrio da biodiversidade.

Indicação n° 60/2019 – Autoria dos vereadores Juvelino da Costa Guerra (PSD) e Mauricio Jotta Massano (MDB)

Que o setor competente cuide de providenciar a circulação do "fumacê", na sede do município, no Guarani e nos demais patrimônios mamboreenses, como instrumento de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti

Indicação n° 63/2019 – Autoria do vereador Juvelino da Costa Guerra (PSD)

Que o setor competente providencie a manutenção, especialmente limpeza e roçada de grama, da pista de caminhada (PR-471).

Indicação n° 65/2019 – Autoria do vereador pastor Everson Clei Tiburcio (PSC)

Que o setor competente promova reforma geral e ampliação na capela mortuária do município.

Indicação n° 64/2019 – Autoria do vereador Jairo Silveira de Arruda (PDT)

Que a Secretaria Municipal de Agricultura entre em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para verificar a possibilidade de aderir ao SISBI - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Indicação n° 66/2019 – Autoria do vereador Hildebrando Ribeiro Oliveira (PV)

Seja comprado aparelho telefônico e destinado ao Posto de Saúde do Canjarana.

Moção

Moção de Congratulações nº 6/2019 de autoria dos vereadores

Hildebrando Ribeiro de Oliveira, José Corchak, Juvelino da Costa Guerra, Maurício Jotta Massano, Osvaldo Sibardeli e pastor Everson Clei Tiburcio.

Ao jovem Ataíde Rocatelli Neto, pelos êxitos obtidos em competições esportivas de Strongman, representado o município de Mamborê e o estado do Paraná.

Ataíde Rocatelli Neto tem 27 anos de idade e é atleta de Strongman oficial. Ele participou do Arnold Strongman Classic South America 2019, de 12 a 14 de abril, em São Paulo, obtendo o 1° lugar. No final de semana de 11 e 12 de maio, Ataíde esteve em Taubaté (SP), representando Mamborê e o Estado do Paraná, no Big Strong 2019. Neste evento ele competiu na categoria Peso Pesado contra 9 atletas que pesavam em torno de 150kg e mediam quase 2 metros de altura e conquistou o 3° lugar. Ataíde é atleta Peso Médio.